Um Gráfico de Alimentação por Idade para Recém-nascidos e Bebês

Todos os bebês têm necessidades nutricionais diferentes, mas estas diretrizes sugerem quando e quanto alimentá-los durante o seu primeiro ano.

Se perguntar se você está alimentando seu bebê com leite materno, fórmula ou comida sólida suficiente é uma preocupação comum entre os pais. Os bebês requerem quantidades diferentes de comida dependendo do peso corporal, apetite e idade, o que pode aumentar a confusão. A menos que o pediatra do seu bebê aconselhe de outra forma, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é ouvir os sinais de fome e saciedade do seu infantil para guiar as alimentações, em vez de dar-lhes uma quantidade específica ou seguir um cronograma rigoroso.

Continue lendo para aprender sobre as diretrizes de alimentação de bebês por idade, e se ainda estiver inseguro, peça a um pediatra orientação específica sobre como alimentar seu bebê desde o estágio de recém-nascido até a infância.

Gráfico de Alimentação para Recém-nascidos e Bebês

Embora as necessidades de alimentação de cada bebê possam ser um pouco diferentes, baseadas no seu peso, idade e outros fatores, a maioria seguirá um cronograma previsível. De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), os bebês devem ser alimentados quando parecem famintos.

Nos primeiros meses de vida, isso é muito frequente, já que os recém-nascidos comem a cada duas a três horas. Aos dois meses, os bebês alimentam-se a cada três a quatro horas, e aos 6 meses de idade, o intervalo entre as alimentações aumenta para cada quatro a cinco horas. Abaixo estão as quantidades médias de leite materno ou fórmula de que os bebês precisam em cada alimentação.

Gráfico de Alimentação do Bebê de Recém-nascido a 12 meses

Idade do BebêQuantidade Média de Leite Materno ou Fórmula por AlimentaçãoNúmero Esperado de Alimentações por Dia
Recém-nascido28 a 56 gramas8 a 12 alimentações
2 semanas56 a 85 gramas8 a 12 alimentações
1 mês85 a 113 gramas8 a 10 alimentações
2 meses113 a 141 gramas6 a 8 alimentações
4 meses113 a 170 gramas6 a 8 alimentações
6 a 12 meses198 a 226 gramas4 a 6 alimentações

Cronograma de Alimentação para Recém-nascidos

Os recém-nascidos devem receber todas as suas calorias e nutrição do leite materno ou fórmula. Aqui está um desdobramento tentativo dos padrões de alimentação de recém-nascidos.

Leite Materno

A maioria dos recém-nascidos come a cada duas a três horas, de acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), e eles bebem 28 a 56 gramas de leite materno por alimentação. Quando seu bebê chega a 2 semanas de idade, essa quantidade aumenta para 56 a 84 gramas por alimentação.

Se você está bombeando e alimentando com a garrafa, pode literalmente ver quanto leite seu bebê está consumindo a cada alimentação, mas se você está alimentando diretamente do peito, é muito mais difícil medir a ingestão do seu bebê. E está tudo bem.

Se seu bebê está amamentando, você pode observar sua saída como uma forma de avaliar sua ingestão. Você pode dizer que seu pequeno está comendo o suficiente se ele molhar a fralda duas a três vezes por dia nos primeiros dias, e depois cinco a seis vezes por dia após ter 4 ou 5 dias de idade.

Fórmula

Um recém-nascido alimentado com fórmula tomará cerca de 28 a 56 gramas por alimentação na primeira semana, aumentando gradativamente até tomar 84 a 112 gramas em cada alimentação até o final do primeiro mês. Infantes alimentados com fórmula tendem a comer a cada três a quatro horas e têm mais probabilidade de estar em um cronograma de alimentação previsível do que os bebês que estão amamentando.

Como regra geral, você deve mirar para alimentar seu bebê com 70 gramas de fórmula por libra de peso corporal diariamente, diz Amy Lynn Stockhausen, M.D., professora associada de pediatria geral e medicina adolescente na Universidade de Wisconsin Escola de Medicina e Saúde Pública. Mas, novamente, é importante ouvir os sinais do seu bebê em vez de estritamente dar-lhes uma quantidade específica de fórmula.

Nas primeiras semanas, se seu bebê não acordar no meio da noite para comer, você deve acordá-lo. A AAP recomenda acordar recém-nascidos para comer após quatro a cinco horas de sono nas primeiras semanas após o nascimento.

Dica de Alimentação do Bebê

Você deve ouvir os sinais de fome e saciedade do seu bebê para guiar as alimentações, em vez de dar-lhes uma quantidade específica ou seguir um cronograma rigoroso.

Cronograma de Alimentação de 1 a 3 Meses de Idade

Quanto deve comer um bebê de 3 meses? E sobre bebês de 1 ou 2 meses? Aqui está o que esperar: Entre 1 e 3 meses, o apetite do seu bebê vai aumentar, e eles se tornarão mais vocais em dizer quando estão com fome. A AAP diz que um bebê de 2 meses normalmente come 112 a 140 gramas a cada três a quatro horas.

Se você está alimentando com fórmula, pode querer procurar uma que seja suplementada com 2′-FL HMO. Esses oligossacarídeos do leite humano são naturalmente encontrados no leite materno, e pesquisas descobriram que eles atuam como um prebiótico, apoiando a saúde intestinal e o desenvolvimento do sistema imunológico.

Como resultado, alguns pesquisadores pensam que a suplementação da fórmula infantil com HMOs é uma inovação promissora na alimentação infantil. Além disso, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) classificou três HMOs, incluindo 2′-FL, como geralmente considerados seguros.

Cronograma de Alimentação de 4 a 6 Meses de Idade

A maioria dos bebês está pronta para iniciar alimentos sólidos por volta dos 6 meses de idade, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). No entanto, como todos os bebês são diferentes, seu filho pode seguir um cronograma um pouco diferente. Então, como você pode saber quando seu bebê está pronto?

Bebês que estão prontos para experimentar sólidos tendem a mostrar alguns sinais, incluindo:

  • Dominando a habilidade de agarrar
  • Desenvolvendo controle da cabeça e pescoço
  • Perdendo o reflexo de expulsão da língua que automaticamente empurra a comida para fora da boca

Bebês com menos de 4 meses ainda não desenvolveram as habilidades necessárias, então nunca inicie alimentos sólidos antes dos 4 meses. Ao introduzir sólidos pela primeira vez, procure oferecer ao seu pequeno cerca de 1 a 2 colheres de sopa de comida duas vezes ao dia.

A comida sólida não deve substituir o leite materno ou a fórmula como a principal fonte de nutrientes antes da idade de 12 meses. De fato, os bebês ainda devem beber cerca de 112 a 168 gramas por alimentação quando têm 4 meses de idade. De acordo com a AAP, uma vez que completam 6 meses, eles podem tomar ainda mais — até 224 gramas a cada quatro ou cinco horas.

Lembre-se de que, mesmo após a introdução de sólidos, o leite materno ou a fórmula ainda é a principal fonte de alimento do seu bebê durante todo o primeiro ano. De acordo com a AAP, aos 6 meses, seu bebê deve estar consumindo 168 a 224 gramas de fórmula em cada uma das suas quatro a cinco alimentações diárias. Aos 6 meses, um bebê que está amamentando ainda deve mamar a cada quatro a cinco horas.

Cronograma de Alimentação de 6 a 9 Meses de Idade

Quando um bebê tem de 6 a 9 meses de idade, quase todas as suas calorias ainda devem vir do leite materno ou fórmula, diz Natalie Muth, M.D., R.D.N., co-autora de The Picky Eater Project. Para um bebê alimentado com fórmula nesta idade, isso geralmente significa não mais do que 907 gramas de fórmula diariamente.

Os padrões de amamentação dos seus bebês amamentados podem flutuar nesta idade devido a surtos de crescimento ou necessidade de conforto extra. É por isso que permanece importante observar os sinais de fome ao invés de aderir a cronogramas e limites estritos. Se você notar que seu filho não está amamentando tão frequentemente após a introdução de sólidos, o CDC recomenda oferecer leite materno antes de alimentá-los com uma refeição.

Já que seu bebê ainda está obtendo a maioria de suas calorias do leite materno ou fórmula, não se preocupe em fazê-los comer bocado após bocado de comida sólida. Você pode oferecer comida ao seu filho sempre que se sentar para comer — os sólidos neste ponto são mais sobre o ritual e a exposição do que nutrição (embora ainda seja importante oferecer opções nutritivas!). Nesta idade, você pode oferecer alimentos como:

  • Cereal de bebê de grão único fortificado com ferro
  • Alimentos purê, incluindo vegetais, frutas e carnes
  • Alimentos para pegar com os dedos, como vegetais e frutas amassados
  • Iogurte
  • Queijo cottage
  • Caçarolas

Para identificar possíveis reações alérgicas ou problemas digestivos, alguns especialistas recomendam introduzir apenas um alimento por vez. Você pode querer esperar por coisas que incluem uma mistura de alimentos, como caçarolas, até que você tenha introduzido esses alimentos separadamente, especialmente se houver um histórico de alergias alimentares na sua família.

“Uma das coisas que eu realmente gosto em caçarolas é que, se a criança gosta do sabor base, você pode adicionar um monte de outros vegetais a ela, e ela geralmente aceita bem”, diz Alan Greene, M.D., autor de Feeding Baby Green, que faz uma caçarola de massa em molho vermelho para sua família.

Se seu bebê parece ter um apetite insaciável ou não parece estar comendo o suficiente, entre em contato com um profissional de saúde para obter conselhos.

Cronograma de Alimentação de 9 a 12 Meses de Idade

Nesta idade, os bebês devem continuar tendo cerca de 196 a 224 gramas de líquido por alimentação. Eles geralmente atingem o limite de aproximadamente 907 gramas de fórmula em 24 horas. “De 9 a 12 meses, cerca de metade das calorias do seu bebê deve vir de alimentos e a outra metade de leite materno ou fórmula”, diz a Dra. Muth.

Bebês em crescimento tendem a ter um paladar aventureiro — eles aprenderam que comer é bom, então não tenha medo de oferecer pequenas porções amigáveis para bebês do seu prato. Se eles quiserem mais, alimente-os mais, mas se empurrarem a comida, não leve para o pessoal.

Bebês gostam de brincar com a comida, então considere também usar iogurte ou aveia como molho para vegetais ou biscoitos integrais. Apenas lembre-se de garantir que os alimentos sejam preparados de maneira segura e evitar aqueles que são pequenos, redondos, duros ou do tamanho da via aérea de uma criança.

Cronograma de Alimentação Após 12 Meses

Após o primeiro aniversário, a maioria das calorias que seu bebê consome deve vir de alimentos de mesa finamente picados, diz a Dra. Muth. Para atender às suas necessidades de cálcio, sirva leite integral em um copo de transição durante as refeições e lanches. As Diretrizes Alimentares para Americanos do Departamento de Agricultura dos EUA recomendam que as crianças consumam 700 mg de cálcio por dia (o equivalente a 2 a 3 copos de leite por dia), mas é importante notar que nem tudo precisa vir do leite.

Visar um cronograma fixo de refeições e lanches também pode ser benéfico, pois seu filho estará mais faminto e, portanto, disposto a experimentar coisas novas nesta idade. Sempre consulte um profissional de saúde se estiver inseguro sobre as diretrizes de alimentação para o seu bebê.

Referenciado de parents.com

Deixe um comentário